terça-feira, 9 de junho de 2009

Educação com grife

Ao contrário do que muita gente pensa, riqueza nem sempre significa educação. O que eu quero dizer com isso é que nem sempre as pessoas que tem um saldo mega positivo no banco são providas de boas maneiras e gentilezas para com os outros.
Dia desses fui encontrar minhas amigas num coquetel promovido por uma pizzaria muito famosa e requintada aqui de Porto Alegre. A Bazkaria fica na zona nobre da cidade, no bairro Moinhos de Vento, e cobra bem caro pelas pizzas nada especiais que serve, o que obviamente seleciona bastante o público que freqüenta o local. No dia em que estive lá estava acontecendo um coquetel nem sei pra quê, mas a quantidade de grã-finas era grande. Mulheres super hiper mega high ultra bem vestidas, maquiadas, empuleiradas em saltos altos como se estivessem indo a uma recepção pro presidente da república. Nunca vi tamanho exagero pra ir (tentar) comer pizza. Mas tudo bem. Uma das minhas amigas em certo momento foi até o banheiro e voltou de lá indignada: duas menininhas estavam espalhando todo o sabão líquido disponível pra lavagem das mãos, pelas paredes do local. Minha amiga chamou a atenção das crianças numa boa, dizendo que elas estavam sujando o banheiro. A menor delas respondeu: eu faço o que eu quiser, a minha mãe é dona da Bazkaria. A outra emendou: e eu também faço o que eu quiser, a minha mãe é dona de uma loja de roupas caríssimas. Bela educação! Enquanto as pequenas encarnações do demônio estavam emporcalhando o banheiro, a mãe, a mais perua da noite, estava mais preocupada em tirar fotos pra coluna social.
Hoje lendo a coluna social do jornal Zero Hora, me deparo com uma notícia que não merece nem comentário: na sexta-feira a mulher de um político famoso agrediu uma cliente pelas costas no restaurante Ko Pee Peeh. Todo mundo aqui sabe o que é o Ko Pee Peeh, né? Pros que são de fora, eu explico: o Ko Pee Peeh é o restaurante mais caro de Porto Alegre e por isso, mais selecionado. Não é qualquer mané que vai a gatinha e vai jantar no Ko Pee Peeh.
Baseadas nesses dois episódios, eu pergunto: de que adianta ter dinheiro e não ter educação? Gente pobre e mal educada a gente entende, agora, gente endinheirada não dá pra suportar!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.