quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

C.H.U.V.A

Ontem a noite choveu em Porto Alegre, fato esperado e previsto há dias.
Saí do trabalho e fui pra academia e quando saí de lá o calor que fazia na rua era insuportável. O céu estava cinza, pesado e já era possível sentir aquele cheiro de terra molhada que anuncia que vem água pela frente.
Cheguei em casa, jantei, tomei meu banho e alguns minutos depois uma forte chuva desabou do céu, trazendo com ela uma brisa fresca e suave. Resolvi curtir a cena na sacada do meu apartamento, fiquei ali parada, contemplando a água que caía na rua. E foi então que comecei a pensar que há muito tempo eu não tomava um banho de chuva, talvez há mais de 20 anos. Enquanto deixava os pingos molharem minhas pernas, lembrei de quando era criança e de como eu adorava tomar banho de chuva na rua lá de casa, de como era boa aquela sensação de ter um chuveiro fresquinho e muito grande pra aliviar o calor das tardes de brincadeira.
E foi ali, na sacada da minha casa ontem de noite contemplando a chuva, foi que eu me dei conta de que havia crescido e virado uma adulta. Porque adultos não tomam banho de chuva. Adultos, aliás, detestam chuva. Adultos se protegem com suas sombrinhas, andam debaixo de marquises, se abrigam debaixo de pastas ou casacos para que os pingos d’água não estraguem seu visual.
A vida seria muito, mas muito melhor e mais leve, se pudéssemos deixar nossas sombrinhas voarem ao vento e se nos permitíssemos alguns banhos de chuva pra limpar a alma uma vez que outra.

Um comentário:

Gislaine Marques disse...

Bah, q texto legal! É pura verdade. Bjooo.