segunda-feira, 23 de março de 2009

Apelo

Sabe qual é o grande problema do trânsito nas grandes cidades? Além da quantidade absurda de carros que está fugindo do controle, o problema é a qualificação dos motoristas. Tem cara que tem carteira de habilitação, mas não é capaz de dirigir um auto choque no parque de diversões, tão maneta que é. Tem outros que se acham a reencarnação do Ayrton Senna e transformam as vias em autódromos. Tudo bem, tem motorista que anda correndo, mas tem noção e principalmente, conhece o carro que tem. Esse item é outro problema do trânsito: neguinho dirige um Celta achando que ta a bordo de uma Ferrari e esquece que o carro dele não tem motor potente e nem cavalos suficientes pra superar certas marcas e obstáculos. Nas estradas então chega a ser engraçado aqueles Celtinhas, Uninhos e todos os outros inhos da geração 1.000 tentando ultrapassar caminhões numa curva.
Outro problema e pra mim o mais grave: muitos motoristas que estão dirigindo não prestam a atenção naquilo que estão fazendo. Quer exemplo maior disso é a campanha “use o pisca” que a rádio Ipanema lançou há um tempo. Pois é, agora além de campanha pros caras não correrem, não beberem quando estiverem dirigindo, chegou-se ao cúmulo de ter campanha pro neguinho dar o pisca. Piada, né? Não, não é. Outros exemplos da falta de atenção dos motoristas: dirigir sem os faróis ligados durante a noite (sábado vi uma senhora saindo do Iguatemi de noite, dirigindo um novíssimo Palio Adveture Locker, sem acender as luzes), esquecer o pisca ligado (hoje vindo pro trabalho na BR uma mocinha dirigiu um C3 com o pisca ligado por quilômetros. O pisca indicava a direita, mas ela ia pra esquerda. Não tava ligada no que tava fazendo), ter uma das portas do veículo aberta, ultrapassar pela direita (dia desses na estrada um senhor teve o peito de me ultrapassar pela direita, no acostamento).
Galera que dirige por aí, se liga no que ta fazendo, presta a atenção em si mesmo e nos outros. Só assim a gente vai poder amenizar um pouco o sofrimento do trânsito na nossa cidade.

Nenhum comentário: