sexta-feira, 20 de março de 2009

Soundtrack

Eu acho incrível o poder que uma música tem de nos fazer voltar no tempo, de reviver alguma coisa que já passou e que foi boa ou ruim. Isso pra mim funciona muito porque minha vida sempre foi embalada por uma extensa trilha sonora, que começa com Menudos, passa pela Xuxa, Paralamas do Sucesso, Titãs, Rolling Stones, Sade, só pra citar alguns.
Toda vez que eu ouço o CD Memórias, Crônicas e Declarações de Amor da Marisa Monte, vou parar no ano de 2000, mais precisamente no mês de julho, e me lembro de quando deixei o interior pra vir morar na capital. Estava de casamento marcado pra dali 4 meses quando o noivo resolveu que não queria mais, que tinha enjoado de mim. Nunca ouvi nada tão libertador em toda a minha vida e 30 dias depois do fatídico anúncio já estava desembarcando em Porto Alegre. Nessa mesma época a Marisa Monte estava lançando o CD Memórias Crônica e Declarações de Amor depois de um longo período de jejum musical e nas vésperas de vir embora, eu fui no show dela com uma prima e as músicas acabaram virando trilha sonora pra despedida daquela vida que eu estava deixando pra trás. “Por isso não vá embora, por isso não me deixe nunca, nunca mais” e eu lembro daquele domingo de chuva em Porto Alegre, do meu pai chorando feito criança quando tirou minhas malas do carro e quando me abraçou com força na despedida.
Quando eu ouço Mick Jagger, especialmente uma música chamada God Gave Me Everything, eu lembro do meu namorado e de todo o começo da nossa história, há quase 3 anos. Lembro das madrugadas que passávamos insones, lembro de uma viagem que fizemos pra Montevidéu bem no comecinho do namoro e que vai ficar guardada pra sempre na minha memória, lembro das tantas idas de carro pra Pelotas naquela infinita highway, lembro de um nascer do dia no aeroporto e de tanta coisa boa que fizemos e vivemos juntos em todo esse tempo.
Donavon Frankenreiter sempre me remete à praia, mais especificamente à Guarda do Embaú onde passei o verão de 2007 numa casa simplesmente fantástica que dava de frente pro mar com mais 13 pessoas. Foi no fevereiro dos meus 30 anos e ainda tive o privilégio de ganhar do meu namorado o CD Move By Yourself com votos de um feliz aniversário e autógrafo do próprio Donavon, que abriu o show do Ben Harper poucos dias antes de embarcarmos praquelas férias inesquecíveis em Santa Catarina.
Best Of You, do Foo Fighters, Don’t Stop Me Now, do McFly, Ruby, do Kaiser Chiefs e Grace Kelly, do Mika me fazem sempre pegar o primeiro vôo direto pra Londres e andar de novo por aquelas ruas da cidade que conheci há 2 anos e que tanto amei. Especialmente a música do Foo Fighters me traz lembranças maravilhosas dos poucos, mas intensos dias que passei por lá. Foi em abril de 2007, estive em Londres com meus pais pra ir visitar meu irmão que na época morava na cidade. Lembro com nitidez das casas,das ruas,do clima, dos cheiros de cada um dos cantos por onde andei todas as vezes que Dave Grohl canta os primeiros versos: "I’ve got another confession to make, I’m your full". Puta que pariu, só de escrever esse pedacinho da letra já me tele transporto de volta pra Londres. Don’t Stop Me Now me leva de volta pra uma noite, depois de um show do Bob Dylan, em que eu e o meu irmão entramos num pub no SoHo pra tomar uma cerveja. O lugar estava cheio, as mesas todas ocupadas com pessoas conversando e bebendo numa boa. De repente essa música começou a tocar no lugar e todo mundo levantou das mesas e começou a cantar muito alto e a dançar. Foi incrível, eu fiquei besta de ver. Lembro que comecei a filmar e a fotografar a cena porque foi mesmo sensacional, aquela música parecia que fazia efeito sobre as pessoas, especialmente nos australianos que eram os mais animados com suas bochechas rosadas de tanta cerveja.
Já to providenciando pra manter sempre meu IPod lotado de muita música pra seguir sempre adicionando melodias e refrões aos momentos que ainda virão pela frente.

I'm burning through the sky yeah
Two hundred degrees
That's why they call me Mr. Fahrenheit
I'm traviling at the speed of light
I'm gonna make a supersonic man out of you
Don't stop me now
I'm having such a good time
I'm having a ball
Don't stop me now
If you wanna have a good time just give me a call
Don't stop me now ('cause I'm havin' a good time)
Don't stop me now (yes I'm havin' a good time)
And don't want to stop at all

E qual é a trilha sonora da tua vida? Escreve aí nos comentários.

Nenhum comentário: