quarta-feira, 25 de março de 2009

A felicidade mora na cabeça

As crespas, onduladas, encaracoladas, carapinhas, frisadas, desbastadas que me desculpem, mas só as lisas são felizes.
Digo isso com toda a propriedade e baseada na rápida evolução das tecnologias que surgem diariamente para alisar os cabelos mais problemáticos: milhares de modelos de chapinhas (de porcelana, de íons, com infra-vermelho), muitos xampus à venda nos melhores supermercados, muito leave in, muita pomada, muito creme de tratamento e muita química nos salões de beleza. Escova progressiva, escova definitiva, escova japonesa, escova de chocolate, escova gradual de chá verde, alisamento turco, só pra citar alguns, já que existe uma infinidade de técnicas capaz de deixar lisinho o mais crespo dos cabelos. Ou vai querer me dizer que você já viu a mesma quantidade de investimento pra deixar o cabelo crespo? Não, você nunca viu porque não existe. Ninguém quer ter o cabelo crespo ou ondulado pra sempre, isso é fato.
Não adianta, o alisamento é o Prozac pros cabelos, é a melhor invenção do mundo feminino depois da pílula anticoncepcional e da máquina de lavar roupa. Ou vai me dizer que você, amiga com problemas capilares, acorda feliz quando se olha no espelho do banheiro de manhã e se acha a cara da Meduza, com uma ponta do cabelo pra cada lado? Vai me dizer que você não vive com um arsenal de borrachinhas, piranhas e passadores na bolsa pra prender o cabelo no menor sinal de rebeldia? Vai dizer que você não acorda duas horas mais cedo do que o costume pra fazer uma escova e garantir o mínimo de tranqüilidade naqueles dias chuvosos do nosso inverninho? Se você não precisa recorrer a isso, parabéns, você É uma pessoa privilegiada e feliz.
Mas a maioria de nós não nasceu com esse dom do cabelo liso, esse gen não está no sangue das brasileiras, é uma pena, eu sei. E confesso aqui o meu sofrimento diário por causa do meu cabelo, que não é liso, não é crespo e tem um volume de fazer inveja à qualquer juba de leão africano. Nunca, jamais, em hipótese alguma eu saio de casa sem uma piranha pra prendê-los, e tenho várias espalhadas por locais estratégicos por onde ando: no carro, no escritório, na bolsa, na casa do namorado. Faço hidratação toda a semana com um produto que custa mais do que o salário mínimo do trabalhador brasileiro e que promete alisar e domar os fios. Nada. Uso todos os xampus, condicionadores, cremes pra pentear, leave ins indicados pra cabelos rebeldes. Nada. Faço eu mesma chapinha em casa quando tenho tempo. Nada, nem isso resolve. Já perdi horas fazendo touca, a mais primárias das técnicas de alisamento, pra ter o privilégio de pelo menos por um dia acordar bem. Nada.
Agora resolvi que vou ser feliz, que vou dar uma dose de anti depressivo pro meu cabelo stressado e vou partir para a terceira escova progressiva. Não me importa se tem um litro de formol ou se vão usar tioglicolato de amônia, o que me interessa é ficar L-I-S-A, lisinha, balançando os cabelos que nem as modelos dos comerciais de xampu.
Me aguardem porque eu vou voltar uma pessoa melhor: lisa

Um comentário:

Gislaine Marques disse...

Pois! Eu atravessei um oceano pra fazer uma nova progressiva. rsrs Eu ainda não fiz, mas eu vi a minha cara de cabelos ondulados e depois que fiz uma escovinha normal após ter feito luzes. Viva a progressiva! Ser lisa é tudo! rsrs